afonso9.com :: BLOG Oficial do goleador Afonso Alves ::


SELEÇÃO BRASILEIRA: AFONSO CHEGOU LÁ! by Assessoria do Jogador
maio 17, 2007, 4:03 pm
Filed under: Notícias, Seleção Brasileira

Afonso chega à Seleção e busca a consagração definitiva

429207_mediumsquare1.jpg

Nesta quinta-feira, 17 de maio, o atacante brasileiro Afonso, 26 anos, viveu mais um momento inesquecível na brilhante carreira. A convocação para a Seleção Brasileira feita pelo técnico Dunga acontece numa fase em que o jogador se firma como o maior artilheiro do futebol europeu. Defendendo o mediano Heerenveen (5º lugar no último certame), Afonso marcou 34 gols em 30 partidas disputadas no Campeonato Holandês da Primeira Divisão, o chamado Eredivisie. O ex-atleta do Atlético Mineiro está muito próximo de faturar a Chuteira de Ouro, premiação da Uefa destinada ao maior goleador dos campeonatos nacionais do Velho Continente. Além disso, Afonso foi aclamado como o Atleta do Ano na Holanda e receberá esse laurel em setembro das mãos de Ronaldinho Gaúcho, numa cerimônia em Amsterdã. Ronaldinho, segundo noticia a imprensa espanhola, já indicou a contratação de Afonso ao Barcelona.

Os 34 gols assinalados na Holanda, sendo somente dois consignados em cobrança de pênalti, superaram a marca de Romário (25 gols em 25 jogos na temporada 1990/1991) e Ronaldo Fenômeno (30 gols em 33 jogos na temporada 1994/1995), que foram ídolos do poderoso PSV Eindhoven, atual campeão.

Por tudo isso, a convocação anunciada nesta manhã é um justo reconhecimento à excelente performance de Afonso na Europa.

Início difícil

DESDE QUE SURGIU NO ATLÉTICO MINEIRO, AFONSO SEMPRE FOI APONTADO COMO CRAQUEA trajetória do artilheiro no futebol ocorreu num sentido inverso à da maioria os grandes craques brasileiros, que costumam despontar por aqui e rapidamente se transferem para algum grande clube europeu. Primeiro, Afonso sofreu com a falta de oportunidades no seu clube de origem, o Atlético Mineiro, e depois foi tentar a sorte no exterior de forma anônima.

Isso aconteceu em abril de 2002, quando o empresário do atleta, o mineiro Roberto Tibúrcio, o levou para o sueco Örgryte IS, de Gotemburgo. Profissionalizado em 2001, Afonso disputou apenas seis jogos pelo Galo, sempre entrando no segundo tempo. A relação de partidas pelo Atlético é esta:

07/04/2001 – URT 2×0 Atlético
Campeonato Mineiro – Técnico: Abel Braga

06/05/2001 – Rio Branco 1×1 Atlético
Camp. Mineiro – Técnico: José Maria Pena

30/01/2002 – Atlético 2×2 Atlético-PR
Copa Sul-Minas – Técnico: Levir Culpi

06/02/2002 – Juventude-MT 2×1 Atlético
Copa do Brasil – Técnico: Levir Culpi

08/02/2002 – Atlético 2×1 Paraná
Copa Sul-Minas – Técnico: Levir Culpi

16/03/2002 – América-MG 3×4 Atlético
Copa Sul-Minas – Técnico: Levir Culpi

Antes, em 2000, às vésperas de completar 19 anos, Afonso foi emprestado para o Valeriodoce Esporte Clube no contexto de uma parceira firmada entre o Atlético e o clube de Itabira, terra do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. E foi pelo simpático Valério, no Estádio Israel Pinheiro, que Afonso marcou o seu único gol como profissional no Brasil. Foi na primeira rodada do Campeonato Mineiro daquele ano:

23/01/2000 – Valeriodoce 1×2 Ipatinga
Campeonato Mineiro – Técnico: Rui
Guimarães.
Os gols do Ipatinga foram marcados por Joãozinho e Dé.

Afonso disputou apenas cinco jogos pelo Valério e voltou para Belo Horizonte.

A partir da transferência para a Suécia, o futebol do goleador desabrochou. Bastaram duas temporadas no modesto Örgryte IS para que o Malmö FF adquirisse os seus direitos federativos e econômicos junto ao Atlético.

Em dezembro de 2003, o Malmö FF pagou US$1.200.000 e ficou com o craque, na maior transação interna do futebol sueco até então.

Logo no primeiro Campeonato Sueco da Primeira Divisão, o denominado Allvenskan, disputado pelo novo time, Afonso foi vice-artilheiro com 12 gols e levou o troféu Bola de Ouro, promoção o jornal Aftonblader, como o melhor jogador da temporada. Afonso foi fundamental na campanha que consagrou o Malmö FF campeão sueco depois de 15 anos de jejum.

Em 2005, o brasileiro manteve o ímpeto e foi novamente vice-artilheiro do Allvenskan com 14 gols. Em junho de 2006, o Heerenveen pagou 4.400.000 de euros e contratou

Afonso. Daí para frente, o jogador não parou de balançar as redes adversárias, quebrando recordes e inscrevendo o seu nome na galeria dos grandes craques mundiais. Ainda jovem, o mineiro de Belo Horizonte, morador por muitos anos do Bairro Instituto Agronômico, foi convocado diversas vezes para defender as categorias Sub-17 e Sub-20 do selecionado nacional. A partir de agora, com a camisa da Seleção Brasileira principal, o céu será o limite para a arte de Afonso Alves Martins Júnior.

JORN. WAGNER AUGUSTO
ASSESSOR DE IMPRENSA DO ATLETA AFONSO

17/05/2007 – 12h30
CONTATOS: 31-9948-5513


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Parabéns meu caro. Seleção não é para qualquer um. Espero que possamos conhecer seu futebol mais de perto agora. abs

Comentário por Mautex

Hi!

Great blog. This is great news! I am swedish and have been following Afonso since his arrival to Örgryte, the club closest to my heart. He scored a hat-trick in his first away-game in Sweden and I was lucky enough to see it. Afonso is my favourite player and I try to follow his every move, I hope he will get recognition in Brazil now. I believe he’s worth it. I also believe he is the first brazilian to win the swedish championship, if that interests you.

Samba-Afonso!

/Anton

Comentário por anton

Hi!

…again

I hope you understand english! and I hope you also now about this great clip http://www.youtube.com/watch?v=F1pmsRBSsn4

all his goals in the dutch league.

Comentário por anton

força garoto, voçê é um vencedor, ao contrario de muitos vç não se acomodou e ciente de seu talento, garra e habilidade foi em busca de novos horizontes os quais vem conquistando com meritos, tambem não lhe conhecia, por isso vim logo pesquisar na internet de quem se tratava, e pelo resumo de sua biografia como profissional fico na esperaça de poder ver jogar mais um futuro idolo desta nação. quem sabe vou ter o prazer de um dia ve-lo jogar no meu mengão.

Comentário por valdenio peixoto

Artilhero,tava bom pro meu São Paulo…Afonso Alves o camisa 9 do Morumba…boa sorte garoto

Comentário por Gio_Braga

Parabéns Afonso Alves eu não lhe conheço,mas vc é foda é vitorioso.Artilheiro matador.Sou amigo do Rui Guimaraes e ele semp´re encheu sua bola.

Comentário por Jose Martins de Souza Neto

Afonso vai ser estrela na seleção.Isso´é ser abençoado.

Comentário por Matheus Chirez Mascaro

Estou torcendo pelo sucesso do Afonso, com passagem pelo futebol do interior de Minas, ele sai fortalecido pela terra do pão de queijo. A propósito, acompanho o futebol de Minas há mais de 30 anos e mantenho um blog para divulgação de suas conquistas, duelos e dificuldades, quem se interessar em conhecer: http://www.begatti.blogspot.com

Comentário por J.BEGATTI

Não se esqueça da epoca de Allan´s Juninho!!!Boa Sorte!!!E muito sucesso!!!

Comentário por João Paulo Freitas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: